DICAS MICROVIX

 Dicas Microvix.

                                                                                                                                                      

1 - Na entrada de notas ou na venda, pode aparecer mensagem de erro de configuração tributária. Uma situação comum é erro de cadastro na classe fiscal do cliente/fornecedor.

CPF normalmente é não contribuinte (NC). CNPJ normalmente terá In
scrição Estadual (IE) e será contribuinte (CO), podendo ainda ser Distribuição (DIST) ou Industria (Ind).

Na dúvida, seu contador ou o próprio cliente/fornecedor poderá lhe auxiliar.

Na parte do endereço do cliente, temos o campo Classe Fiscal que deve ser preenchido conforme o Estado daquele endereço (não da loja) e se é NC (não contribuinte) ou CO (contribuinte).

Abaixo um exemplo de classes fiscais para os Estados de PR e RJ.

                                                                                                                                                    

No sistema Microvix é possível informar o número de casas decimais no preço do produto. Como a rede Ecoville trabalha com fator de conversão, algumas devoluções ficam com diferenças de arredondamento e alguns fornecedores não aceitam.

Para resolver este ponto, passamos a aplicar 4 casas decimais no preço do produto.

Assim, para aparecer a vírgula no reajuste de preço ou no orçamento, o usuário deve informar mais dois zeros.

Caso queira trabalhar com apenas duas casas decimais, pode alterar em empresa > parâmetros globais > sistema > decimais preço produto:


Se houver problema de arredondamento na devolução, tem-se a opção de alterar manualmente na própria nota.

__________________________________________________________________________________


Quando a venda é interestadual, envolve configuração tributária específica quie pode não estar parametrizada pois as alíquotas variam conforme o estado. Este tipo de venda não é comum na rede Ecoville. O que é comum, é um prestador de serviço de outro Estado comprar produtos na loja para utilizar localmente. Este não é um caso de venda interestadual pois a venda está ocorrendo na própria loja e, portanto, deve utilizar a parametrização padrão. Nestes casos, o lojista deve fazer a venda pelo PDV ou pelo Venda Fácil – não pelo emissão de nota -  pois irá trazer o questionamento abaixo quando incluir um cliente de outro estado:



Deve responder que sim para utilizar a configuração da venda local.

Obs.: Para quem ainda não usa o programa do venda fácil, pode procurar na lupa no canto superior esquerdo do Microvix e digitar o mesmo. O primeiro acesso pede algumas informações padrões. No canto superior direito tem três pontinhos para escolher se vai emitir uma NFe ou uma NFCe.



 

 

__________________________________________________________________________________ 

O código de barras é único e portanto só pode ser usado uma vez em um produto. Se ao tentar cadastrar um novo produto apresentar a mensagem de que ele já existe em outro produto, é preciso validar se você vai utilizar o código do produto mencionado ou se deseja realmente cadastrar um novo.



Pode ocorrer do produto mencionado estar desativado e uma pesquisa simples no cadastro de produto não localizar o mesmo.  Neste caso, clique no filtro, adicionar filtro e incluir produtos desativados:


 

 

5)  O Microvix tem um gerador de relatórios customizável. O usuário adm do portal pode liberar o acesso nas permissões de usuário.

Acessar empresa > segurança > configurar usuários e clicar em listar. Clicar na engrenagem na frente do nome do usuário e no campo de pesquisa digitar “gerador de relatórios”, marcar as opções e clicar em prosseguir.


6)  O Microvix também tem exportador de informações pro excel pra que o cliente monte as visões que desejar. Acessar empresa > segurança > configurar usuários e clicar em listar. Clicar na engrenagem na frente do nome do usuário. Buscar o módulo (ex.: estoque, compras, faturamento, etc..) e depois clicar em “permissões gerais do grupo” do módulo. Exemplo:



Será Será apresentado uma caixa de seleção com todos os exportadores disponíveis no seu portal. Basta selecionar os desejados e salvar as permissões no final da página.

 


Principais exportadores:

Estoque → Padrão - Registro Inventário

Estoque → Padrão - Cadastro de produtos

Compras → Padrão - Pedido de Compras

Faturamento → Padrão - Movimento Item/Tribut

Faturamento → Padrão - POS Versão Instalada

Faturamento → Padrão - Vend/Dev p meio Pagam

Contabilidade → Padrão - Balancete por Empresa

Contabilidade → Padrão - Lançamento Contabeis

Contas a Receber → Padrão - Faturas Receber/Pagar

Contas a Pagar → Padrão - Faturas Pagar/Receber

Orçamento/Pedido → Padrão - Pedido de Vendas

 

7)  Desativar e ativar um produto.

      O produto tem um campo que informa se ele esta ativo ou desativo. Quando desativado, ele não aparecer nas consultas e relatórios (após zerar o saldo em estoque). Para desativar um produto, pesquise o mesmo em suprimentos > estoque > produtos (novo). Digitar o item desejado, clicar sobre o mesmo e no canto superior direito escolher “editar produto”:




Já na primeira parte das informações tem a opção de “Produto desativado”. Faça a alteração desejada e clique no botão “alterar” no lado direito da tela.



 

Para ativar o produto, altere o filtro de pesquisa de produtos (novo) para incluir os “itens desativados”:











 





 



Bem-vindo ao Blog Microvix Ecoville!

     Este é o seu ponto de referência para conteúdos essenciais sobre o sistema Microvix nas franquias Ecoville. Nosso blog foi criado para ...