A IMPLANTAÇÃO:
A primeira etapa
é o representante legal da loja assinar o contrato com a Linx de forma digital
que será enviado por email. Não precisa registro de cartório e nem impressão
física, sendo tudo digital.
Na sequencia, a
Linx libera o ambiente de tecnologia na nuvem junto a Azzure da Microsoft.
Nós da Franquia
Linx iniciamos a parametrização deste ambiente com dados específicos de cada
loja e carga de pre-cadastros mais utilizados no modelo de negócio Ecoville
(ex.: formas de pagamento, DRE, naturezas de operação, produtos, parametrização
tributária, etc..).
O escritório de
agendamento da Franquia Linx fará contato com o cliente para verificar a data
de inauguração/migração da loja e conciliar com a disponibilidade dos
consultores.
Temos vídeos
rápidos gravados das principais rotinas do sistema pro cliente já ir estudando
e consultar quando necessário.
https://www.youtube.com/@inforejolinx7877/playlists
Vídeos
operacionais:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL_6XXRLIGQBWQNl6UFOaNVor_8iPNKCnY
Rotinas
gerenciais:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL_6XXRLIGQBW_ItnTBYTiwRWvbs1h9fnb
Os treinamentos
serão remotos, com interação virtual e tempo médio de 3hs cada.
Um primeiro
treinamento focado em entrada de notas e cadastro de produtos e preços.
Próximo a
inauguração, faremos a instalação do PDV (ponto de venda) para o Microvix
também funcionar off-line, e faremos o treinamento de vendas e caixa.
Alguns dias após
a inauguração, faremos o treinamento das rotinas gerenciais, já usando os dados
reais da loja.
IMPORTANTE: Um dia antes dos
treinamentos, certifique-se de que a internet esteja ok e o computador e
impressora prontos (cabos de energia, etc..). Tenha um plano “B” para caso
falte internet. Os consultores trabalham com agendamento e dificilmente
conseguirá repor uma agenda no prazo inferior a 7 dias úteis.
Em
havendo cancelamentos ou faltas não justificadas, as horas de reposição serão
cobradas, uma vez que trabalhamos com agendamento e não conseguimos encaixar
outra atividade de substituição.
ANEXO TÉCNICO MICROVIX
REQUISITOS DO SISTEMA -
HARDWARE E REDE
Requisitos de computador:
·
Windows 10 (64bits) ou superior – todas as
edições, exceto Mobile e Embedded
·
Internet Explorer 11.0 ou superior;
·
Computador com processador de 2.3Ghz
(Intel I3 ou similares) ou superior;
·
6GB de RAM (600 MB disponível) para
Windows 10.
·
Placa de vídeo compatível com DirectX 9
que seja executada em uma resolução de vídeo de 1024 x 768;
·
Teclado e mouse;
·
Portas USB: Mouse, Teclado, Impressora/SAT,
Leitor Código de Barra e porta Extra.
·
Internet com 3MB para download e 256 Kb para upload (por
terminal).
·
Para os Estados de São Paulo e Ceará, o ponto de rede precisa
estar ligado no equipamento do SAT (São Paulo) ou MFE (Ceará), que por sua vez
estará ligado no computador, funcionando como um roteador.
Leitor de código de barras
Para bipar os produtos e
assim identificá-los mais facilmente. Trabalhamos com todos os modelos.
CERTIFICADO DIGITAL A1 do cnpj
O certificado digital é necessário para a assinatura digital
de todos os documentos enviados para a SEFAZ. Portanto ele é necessário para
emitir nfe, nfce, sat ou mfe. Assinar um documento digitalmente é garantir que
este documento foi gerado pela empresa proprietária do certificado,
impossibilitando fraudes e a utilização indevida por terceiros. A Linx trabalha
apenas com certificado digital A1 por tratar-se de um “arquivo
digital” que permite o seu arquivamento em seus servidores criptografados e
protegidos.
Importante: O
certificado A1 deve ser do CNPJ e não do CPF. Ele tem o formato .pfx e sem este
não conseguimos implantar o sistema Linx Microvix.
CRM/ERP
CRM/ERP é como chamamos os módulos
básicos do Microvix, composto de: CRM, Contas a Receber, Contas a pagar,
Tesouraria, Contabilidade, Suprimentos, Compras e Faturamento. Todas as rotinas
gerenciais estão previstas aqui e fazem parte do produto padrão, precisando
apenas dos requisitos de sistema citados acima.
NF-E (nota grande)
NFe (Nota
Fiscal Eletrônica). As lojas também utilizarão o NFe
para executar compras e devoluções de fornecedores, ou mesmo para clientes que
solicitarem. Sempre irá pedir informações como o CNPJ ou CPF, além do nome e
endereço. Utiliza o certificado A1. O comprovante do NFe é conhecido por “nota
grande”, preenchendo uma folha A4 que pode ser enviada por e-mail, ou se
preferir, impresso em qualquer impressora comum.
NF-E PARA O
ESTADO DO PARANÁ
Para realizar a ativação do NFe no Estado do Paraná, é necessário realizar o Cadastro de
Autorização de Uso de Sistema e informar o Código de Credenciamento na
Sefaz, encaminhando o Pedido de Uso para a Linx, através do e-mail declaracao.conjunta@linx.com.br. Código Sistemas para NFCe no Paraná – 72788
CNPJ
da empresa fornecedora do PAF-NFC-e: 54.517.628/0001-98. Obs: pode pedir junto o do NFCe.
NFC-E (NOTA FISCAL DO
CONSUMIDOR ELETRÔNICO)
É a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico (cupom amarelo),
que se comunica em tempo real com o SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu Estado
para autorizar a venda. Funciona offline em “contingência”.
Ela é emitida pela Loja utilizando um Programa Emissor (LINX-Microvix
POS) e um Certificado Digital do tipo A1.
Embora a Lei não obrigue a impressão do cupom, por
hábito dos clientes e para facilitar as trocas, as lojas costumam ter uma Impressora
Não Fiscal. Verifique os modelos homologados com o Linx-Microvix no tópico
“Impressoras Não Fiscais Homologadas”, mais abaixo.
Cada estado tem sua particularidade, é importante a
participação e orientação do seu contador.
Nota: O CSC - Código de
Segurança do Contribuinte - é fornecido pela Secretaria da Fazenda de cada
Estado (SEFAZ). Para a emissão de uma NFC-e é necessário este código para
validação do documento. O CSC gerado é
válido para todos os CNPJ’s que possuam a mesma raiz e sejam do mesmo Estado
Federativo. Esta geração pode precisar ser realizada para os Ambientes de
Homologação e Produção, conforme orientação de cada SEFAZ.
Para realizar a ativação do NFC-e no Estado do Paraná, é necessário realizar o Cadastro de
Autorização de Uso de Sistema e informar o Código de Credenciamento na
Sefaz , encaminhando o Pedido de Uso para a Linx, através do e-mail declaracao.conjunta@linx.com.br. Código Sistemas para NFCe no Paraná – 72788
CNPJ
da empresa fornecedora do PAF-NFC-e: 54.517.628/0001-98. Obs: pode pedir junto o do NFe.
NFC-E PARA O
ESTADO DE SANTA CATARINA
Deve fazer o cadastro junto ao SEFAZ/SC pedindo o tipo de
contingência TTD 707 (próprio NFCe – não teremos o TTD 706 – impressora
blindada) e informar os dados abaixo:
CNPJ da empresa fornecedora
do PAF-NFC-e: 54.517.628/0001-98
Nome comercial do aplicativo: Linx Microvix POS
Versão do Programa: 6.0
IMPRESSORAS NÃO FISCAIS PARA NFC-e
Marca |
Modelo |
BEMATECH |
MP-4000
TH |
BEMATECH |
MP-4200
TH |
DARUMA |
DR
700 L |
DARUMA |
DR
700 LP |
DARUMA |
DR
700 M |
DARUMA |
DR
700 H |
SWEDA |
SI
300 S |
EPSON |
TM
88 IV (wireless) |
EPSON |
TM
720 |
EPSON |
P60
(exclusivo mobile) |
EPSON |
P20
(exclusivo mobile) |
ELGIN |
I9 |
SAT - SÓ PRO
ESTADO DE SÃO PAULO
É o NFCe do Estado de São Paulo. Trata-se de um modem autenticador que
comunica a NFCe da loja com o SEFAZ SP. Sua
validade jurídica é garantida pela assinatura digital feita pelo equipamento
SAT por meio do seu Certificado Digital.
Para os estabelecimentos que farão venda fora do ponto físico - e
portanto, não estarão com o equipamento do SAT - é importante verificar com seu
contador a possiblidade de emitir notas também em NFCe como contingência. Outra
forma é vender com a NFe (nota grande).
Para mais informações, acesse http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/fac_SAT_20120905.pdf
MODELOS HOMOLOGADOS SAT
SAT Modelo SS1000, fabricante SWEDA:
·
01 porta USB para conexão entre computador e SAT.
·
01 tomada disponível para alimentação de energia do equipamento
SAT Modelo D-SAT, fabricante DIMEP:
·
02 portas USB: Uma para transmissão de dados entre computador e
SAT e outra para alimentação de energia do equipamento.
SAT Modelo RB 1000 FI, fabricante Bematech:
·
01 porta USB: Para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
SAT Modelo RB 2000, fabricante Bematech:
·
01 porta USB: Para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
·
Cabo de Rede para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
SAT Modelo GERSAT 00055, fabricante Gertec:
·
01 porta USB: Para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
SAT Modelo Elgin Linker II, fabricante Elgin:
·
01 porta USB: para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
SAT Modelo SAT-A10, fabricante EPSON:
·
01 porta USB: para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
·
02 portas disponíveis para Cabo de Rede
SAT Modelo Bematech s@t Go
·
01 porta USB: para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
·
02 portas disponíveis para Cabo de Rede. O 1º conectado do Modem de
internet ao SAT. O 2º conectado do SAT ao CPU.
SAT modelo Smart, fabricante Elgin:
·
01 porta USB: para transmissão de dados entre computador e SAT, e
alimentação de energia do equipamento.
IMPRESSORAS NÃO FISCAIS PARA SAT
Marca |
Modelo |
BEMATECH |
MP-4000
TH |
BEMATECH |
MP-4200
TH |
DARUMA |
DR
700 L |
DARUMA |
DR
700 LP |
DARUMA |
DR
700 M |
DARUMA |
DR
700 H |
SWEDA |
SI
300 S |
EPSON |
TM
88 IV (wireless) |
EPSON |
TM
720 |
EPSON |
P60
(exclusivo mobile) |
EPSON |
P20
(exclusivo mobile) |
ELGIN |
I9 |
·
Os requisitos acima
devem ser enviados alguns dias antes da implantação. O contador da loja
deve vincular a série do aparelho do SAT no SEFAZ SP.
·
O equipamento do SAT deve ser desbloqueado pelo fornecedor e vinculado com
a SEFAZ.
MCE – SÓ
PARA O ESTADO DO CEARÁ
É o NFCe do Estado do Ceará. Mais informações em:
https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=168637297
“MAQUININHAS DE CARTÕES”
Elas
podem ser simples (POS ou maquinetas) ou ter o TEF (Transação Eletrônica de
Fundos).
Ambas
são usadas para cobrança de valores de cartão no crédito e no débito.
Não
temos restrições de modelos.
Na maquininha simples, não teremos comunicação direta com o sistema Linx portano, ela funciona mesmo sem internet. O vendedor irá “passar” os produtos da venda e escolher a condição de pagamento no sistema Linx e depois irá digitar o total da venda e as condições na maquininha, podendo haver diferenças por erro humano.
No
TEF normalmente haverá um cabo (ou bluetooth) com o ponto de venda para
comunicar os dados que irão automaticamente do sistema Linx pra maquininha. Ele
precisa de internet para validar as transações com as adquirentes e portanto
recomendamos ter uma maquina reserva de POS para momentos offline. Por ter uma
estrutura técnica associada, este módulo tem uma mensalidade a parte que
precisa ser contrato com seu contato comercial Linx.
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